Informações Gerais
Descrição da Marca
PrimeTurning™ é um novo conceito de torneamento que pode mudar a forma como vemos o torneamento a partir de agora.
O Sandvik Coromant Center em Sandviken é um local de intensa atividade envolvendo testes, treino, reuniões e colaborações. A palavra na boca de todos é PrimeTurning™, um conceito completamente novo de torneamento com o potencial de mudar a forma como o mundo olha para essa operação. O conceito abrange um novo método de torneamento, ferramentas CoroTurn® Prime específicas e o gerador de código PrimeTurning. Os engenheiros de P&D Löf, Adam Johansson e Joe Truong e o gerente de produto Håkan Ericksson explicam a inovação.
O que é o PrimeTurning?
Löf: Simplificando, o PrimeTurning é uma estratégia de torneamento em que você insere a peça no mandril e remove material dela no sentido da extremidade da peça da extremidade , ao invés da maneira convencional que vai da extremidade ao mandril. Essa forma de torneamento permite um pequeno ângulo de posição, que propicia ganhos consideráveis na produtividade. Porém, o PrimeTurning permite o torneamento em todas as direções, o que significa que o torneamento convencional pode ser utilizado com as mesmas ferramentas, apesar de fornecer os mesmos resultados de produtividade do procedimento convencional.
Que problema resolve?
Johansson: Todas as estratégias de maquinação possuem os seus pontos positivos e negativos que devem ser avaliados. Operadores de torno experientes sabem que um pequeno ângulo de posição permite maior avanço. Ainda assim eles são induzidos a utilizar ângulo de posição de cerca de 90 graus para conseguirem alcançar os cantos a 90 graus e para evitar limalhas inconvenientemente longas e curvas características do uso de um pequeno ângulo de posição. O PrimeTurning resolve esses problemas. Ele proporciona alcance perfeito dos cantos a 90 graus e permite ângulo de posição de 25 a 30 graus, com excelente controlo de limalha e mantendo as tolerâncias..
Isso parece tão fácil. Qual foi a inovação?
Truong: Eu já vi clientes a tornear do mandril para a extremidade com pequenos ângulos de posição, mas o problema sempre foi o controlo da limalha, independentemente do sentido do torneamento. Simplesmente não era possível. A inovação inclui superar mentalmente um fato estabelecido e então superar os obstáculos. Quebradores de cavaco, preparação da aresta e uma estratégia de usinagem que leva em conta a espessura do cavaco e a liberação gradual das forças de corte ao adentrar a peça são alguns exemplos.
Quais serão os benefícios do PrimeTurning para os clientes?
Ericksson: O PrimeTurning irá melhorar a produtividade em grande parte das operações de torneamento. Porém, fabricantes de grandes lotes perceberão a grande economia no custo-por-peça, especialmente se o torneamento for um Bottle-Neck da operação. O método requer peças estáveis e um set-up estável, devido às maiores forças radiais. Isso significa que o torneamento convencional é necessário para peças de componentes delgados, propensas à vibração .
Como o PrimeTurning é visto pelos clientes?
Johansson: Fizemos diversos testes até agora e todos – colegas, parceiros e clientes – estão impressionados. Cory Koch, um engenheiro de aplicação da Hartwig Inc. que foi apresentado ao PrimeTurning e às ferramentas CoroTurn Prime em um evento para clientes nos EUA em outubro de 2016, disse-nos:
“Estasferramentas vão mudar a forma que os nossos clientes processam as suas peças, permitindo maior vida útil da ferramenta, taxas muito maiores de remoção de material e a capacidade de manter tolerâncias mais estreitas. Na minha experiência, essas propriedades não caminham de mãos dadas, mas com o ferramental dedicado, associam-se de uma forma convincente. As ferramentas são tão versáteis nos seus projetos que temos de pensar fora da caixa para começar a desenhar do zero o número de coisas que são possíveis fazer com elas.”
PrimeTurning e CoroTurn Prime
A Sandvik Coromant está a introduzir uma revolução no torneamento.Consiste em um novo método de torneamento, novo software e novas ferramentas de torneamento.
– O novo método, PrimeTurning, proporciona produtividade sem igual, tolerâncias rigorosas e excelente controlo de Limalha.
– Para aproveitar o PrimeTurning™, são necessárias ferramentas de torneamento CoroTurn Prime dedicadas. O primeiro lançamento consiste em dois conceitos, nove pastilhas não ISO para materiais ISO P, S e M, e 52 suportes, incluindo Coromant Capto®, CoroTurn® QS e hastes.
– Um gerador de códigos PrimeTurning proporciona uma programação de maquinação instantânea.
Fonte: https://www.sandvik.coromant.com/pt-pt/mww/pages/t_primeturning.aspx