Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.Ok

Lançamento Sandvik CoroDrill® DS20

Informações Gerais

MarcaLançamento Sandvik CoroDrill® DS20

Descrição da Marca

Depois de sete anos de desenvolvimento, a CoroDrill® DS20 está pronta para se tornar uma referência em furação profunda e de alta precisão.

Em termos linguísticos, a evolução de cinco para sete não é muito, mas para a Sandvik Coromant, que lançará a nova família CoroDrill DS20 de brocas com pastilha intercambiável em Outubro de 2019, o aumento de dois dígitos de 5xDC para 7xDC é um salto enorme para a empresa e suas ofertas.

 

A CoroDrill DS20 será lançada na faixa de 4–7xDC e substituirá a faixa de 4–5xDC da CoroDrill 880 que já existe há 14 anos e será descontinuada.

 

Os termos 5xDC e 7xDC referem-se ao comprimento da broca, o qual é cinco ou sete vezes o diâmetro da broca. Na prática, isto significa que uma peça de aço gigante, comumente perfurada em ambas as extremidades com a CoroDrill® 880 para acomodar parafusos e prisioneiros longos, pode agora ser perfurada completamente a partir de uma extremidade. Fazer isso em um único passe em um anel de giro em uma turbina eólica de 100 Kg, por exemplo, com a precisão de uma CoroDrill® DS20 é uma economia enorme de tempo e de dinheiro para clientes, pois a peça não precisa mais ser girada, evitando erros dispendiosos.


A antiga família CoroDrill 880, a predecessora da CoroDrill DS20, foi lançada em 2005 e logo conquistou a liderança no mercado para brocas com pastilha intercambiável para usinar de furos de precisão em peças de metal. A CoroDrill 880 era confiável e eficiente, mas, apesar das inúmeras tentativas de ajustar a rigidez da broca e seu processo de escoamento de cavacos, não foi possível torná-la suficientemente longa.

Håkan Carlberg, engenheiro sênior de P&D em furação intercambiável da Sandvik Coromant, explica a lógica fundamental da nova família de brocas. “Nós sabíamos que o mercado de brocas com pastilha intercambiável estava maduro e repleto de concorrentes. Para expandir nossos negócios, tivemos que olhar além do convencional. Ao invés de contarmos apenas em ganhar participação no mercado em relação aos concorrentes, começamos a buscar maneiras que nos permitiriam um potencial de crescimento.”

 

Em 2012, a Sandvik Coromant deu início a uma série de projetos de desenvolvimento referentes ao material do corpo da broca, tecnologia de produção, desenho do corpo da broca e desenho da pastilha, entre muitos outros parâmetros, a fim de descobrir maneiras de perfurar até 7xDC com uma broca com pastilha intercambiável. Para termos sucesso, ela deveria ser fácil de usar (plug-and-play), ter uma ampla área de aplicação, ser previsível, consistente e aumentar a produtividade com vida útil da ferramenta mais longa e taxas de penetração maiores. Muitos concorrentes tentaram, mas falharam.

 

Foi necessário uma maneira totalmente nova de pensar na geometria do processo de furação, bem como no próprio processo de manufatura do corpo da broca e das pastilhas. Para garantir a mais alta rigidez e resistência possível com alta segurança de processo, repetibilidade e qualidade consistente, o foco foi a melhoria do processo de escoamento de cavaco.

 

Um dos maiores problemas com o alongamento da broca é que ela tende a se curvar ou flexionar exponencialmente em alta velocidade. Dobre o comprimento e você terá oito vezes mais deflexão na broca, resultando em falta de precisão. Em outras palavras, quanto mais longa, mais complicado fica.

 

De acordo com Carlberg, um desafio era garantir quatro arestas de corte em uma pastilha dupla face e ajustar a geometria das arestas de corte para equilibrar as forças. Contudo, como destaca Carlberg, a industrialização deste novo conceito para todos os 256 artigos do corpo da broca foi mais complexa do que isso.

 

“Vamos fazer uma analogia da complexidade do desenvolvimento da CoroDrill® DS20,” diz Carlberg, “imagine um painel de mixagem com 50 botões. Com as brocas, há cerca de 50 parâmetros a serem controlados e para que funcionem, você precisa equilibrar todos os 50, pois um depende do outro. Ajuste um e será necessário ajustar os outros 49 também.

 

“Depois de testar e desenvolver conceitos nos quais a equipe de P&D acreditava e que mostravam uma grande promessa no teste em laboratório, fizemos o teste de campo e descobrimos que eles simplesmente não eram tão bons quanto pensávamos”. Carlberg continua: “A grande descoberta ou momento da virada foi quando desenvolvemos o software de análise que simplesmente não deixava nada ao acaso. Todos os parâmetros mencionados acima puderam ser controlados, modulados e analisados virtualmente. Resumindo, criamos um programa que otimiza as brocas CoroDrill DS20 – não como artigos individuais, mas para todo o programa.

“Nós podíamos e, provavelmente, deveríamos ter parado o projeto muitas vezes porque os obstáculos a serem superados eram imensos,” ele comenta. “Ao mesmo tempo, é incrível poder fazer um grande avanço e apresentar uma verdadeira inovação em uma área de produto que já existe há tanto tempo.”

 

 

 

– Corpo da broca forte e resistente à fadiga:

Cada tamanho do corpo da broca é individualmente otimizado e tem rigidez jamais vista para assegurar alta segurança do processo, repetibilidade, qualidade consistente e boa precisão de batimento radial. Os furos de refrigeração em espiral para manter a rigidez do corpo da broca e canais de cavacos variáveis com formatos otimizados para escoamento seguro dos cavacos.


-Desenho optimizado da pastilha:

Os assentos robustos das pastilhas apoiam-se em três superfícies de contato para reduzir os movimentos da pastilha. As pastilhas são robustas e mais fortes para fornecer tenacidade extra, prolongando a vida útil da pastilha. A pastilha periférica retificada permite tolerância do furo mais estreita, previsibilidade e desempenho consistente.

 


– Para furo com até 7×DC:

O desenho inovador do corpo da broca e da pastilha permite a usinagem confiável e com custo otimizado de furos profundos com tolerâncias de furos menos exigentes. Não é necessário um furo piloto, economizando tempo e dinheiro.
 

Características:
 
-Processo de corte seguro e confiável com alta produtividade e diâmetro do furo consistente

– Broca versátil com controlo e escoamento de cavacos otimizados em uma ampla faixa de dados de corte

– Ampla seleção de geometrias, uma oferta versátil a otimizada

– Baixo custo por furo

– Nível sonoro reduzido

– Saídas de refrigeração estrategicamente posicionadas para garantir o melhor fluxo e direção possíveis

– Os formatos do canal de cavaco são desenhados individualmente para cada tamanho de broca e para cada pastilha. O perfil quadrado acrescenta rigidez ao mesmo tempo em que permite que os cavacos sejam escoados com facilidade

– Quatro arestas de corte efetivas em pastilha periférica e central